Página Inicial    |    Quem Somos    |    Fale Conoco
Artigos
Calendario de eventos
Cor e corte
Depilação
Dicas
Entrevistas
Eventos
Guia Beleza na TV
Maquiagem
Notícias
Novidades
Passo a Passo
Penteados
Tendências
Unhas


 
Artigos Anteriores Arquivadas
     
14/1/2010 - Relaxamento

Cálcio, Sódio ou Amônia?
Qual usar?

Com intuito de esclarecer algumas dúvidas sobre esses ativos de relaxamentos e alisamentos capilares, temos como referência alguns princípios ativos, que são os mais usados:
Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Cálcio (guanidina), tioglicolato de Amônia.
Para melhor esclarecimento as técnicas de aplicação, tempo de ação, compatibilidades e incompatibilidades, aconselhamos os profissionais a participar de diversos cursos, para definir qual e quando usar esses princípios ativos.

                                                                                                       Hidróxido de Sódio

É um principio ativo que pode ser usado em cabelos mais crespos, de textura grossa à média, naturais (virgem), sua ação é mais rápida e intensa, ele age na camada de enxofre rompendo as ligações dissulfúricas do fio, aonde vai haver a transformação deixando o cabelo relaxado ou até mesmo bem liso, o profissional tem que estar sempre atento ao seu cliente, fazer sempre uma ficha de análise e perguntar o que ele usou antes, e mesmo assim, sempre fazer um teste de mecha. O hidróxido de sódio tem compatibilidade, com ele mesmo e com toda família dos hidróxidos desde que seja feito o teste de mecha. Não é indicado processá-lo em cabelos fragilizados, com colorações, luzes, pois este princípio não tolera incompatibilidades. Por ele agir mais rápido o profissional tem que ter muita atenção e habilidade, na aplicação e proteção, para trabalhar com hidróxido de sódio.

                                                                                                                                                                                                                     Hidróxido de Cálcio (Guanidina)
Guanidina é formada pela mistura do hidróxido de cálcio (conhecida como massa), com carbonato de guanidina (conhecido como líquido ativador), que pode ser usada em cabelos crespos, de textura fina à média, assim como em cabelos coloridos também.  Sua ação é mais lenta, onde dá mais segurança para os profissionais, a guanidina tem a mesma ação do hidróxido de sódio que age eliminando as camadas de enxofre, por isso eles são compatíveis, mas tendo sempre em mente que temos que avaliar e diagnosticar as condições da fibra capilar e fazer sempre o teste de mecha. Ela é indicada para relaxar reduzindo o volume, deixando os cabelos mais soltos e os cachos fica soltos e definidos. Dependendo da técnica usada para aplicar, conseguimos até alisar. É um produto bem versátil e atualmente campeão entre os relaxantes.

                                                                                                                                                                                                                                                                              Tioglicolato de Amônia.
O tioglicolato de amônia é indicado para cabelos ondulados, volumosos, loiros, com luzes. Seu princípio ativo serve para amolecer a fibra capilar onde promove o desligamento das pontes dissulfeto e com sua neutralização as ligações se religam na forma dada "cachos ou lisos", indicado para quem gosta de cachos, o permanente afro e para quem gosta de liso, escova progressiva ou definitiva. Ele age lentamente porém, exige muita atenção na técnica de aplicação e neutralização, sua compatibilidade é só com os tioglicolatos e colorações, e é incompatível com os hidróxidos. Agora não precisa mais passar o cabelo a ferro ou fazer a famosa chapinha, pode escolher qual tipo de relaxamento e melhor para seu cabelo.

 

Drika
(tecnica Fiorella)



Voltar


Copyright Guia de Beleza - Todos os direitos reservados. guiabeleza@guiabeleza.com.br | 11 2092-7617